segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A Estréia do União Barbarense


Egert vê time comprometido
A um mês da estreia no Paulistão, técnico do Leão da 13 acredita que a equipe caminha na direção certa e quer mais reforços
Hoje falta exatos 30 dias para a estreia do União Barbarense no Campeonato Paulista da Série A-1, contra o XV de Piracicaba, às 17 horas, no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães. E segundo o técnico do Leão da 13, Moisés Egert, as expectativas são as melhores. Ontem, o clube conseguiu o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um dos principais documentos necessários para a liberação do espaço.
"Estamos encorpando aos poucos, e caminhamos na direção certa para montagem de um elenco competitivo. A margem de erro é mínima e é claro que ainda temos algumas carências, mas acertaremos gradativamente", disse Egert.

No momento, 24 jogadores foram contratados, e mais reforços devem chegar até sexta-feira, entre eles o volante Abuda e um centroavante. Mais um volante e um zagueiro são esperados.

Ontem, o alvinegro de Santa Bárbara d'Oeste treinou a parte tática em dois períodos, e no próximo sábado pega o Velo Clube, às 10 horas, em casa, em seu segundo jogo-treino de preparação para o Paulistão. No último final de semana o grupo bateu o Guaçuano por 2 a 0, com dois gols do atacante Cesinha.

"Ainda estamos no início das atividades com bola, mas vejo o setor defensivo forte. Gosto do Hélio, ele é inteligente, mesmo caso do Juliano, que no jogo contra o Guaçuano foi improvisado como volante e nos deu bastante segurança", afirmou o zagueiro Rafael Silva.

Indagado sobre o caso do volante Rodrigo Celeste, do arquirrival Rio Branco, e que interessa ao Leão, o diretor de futebol da agremiação, Clayton Vieira, explicou que o caso não evoluiu. Atualmente Egert possui para a posição Edilson Azul, Leandro Gigov e Guilherme Batata, recém-chegado do Atlético Paranaense.

Em relação ao estádio, todas as vistorias já foram feitas - passaram pelo local a PM (Polícia Militar), Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e o engenheiro credenciado a FPF (Federação Paulista de Futebol), Ansel Lancman. A previsão de envio dos documentos a entidade que comanda o futebol de São Paulo é amanhã.
(Publicado no Jornal O Liberal, em 19/12/2012)




Manutenção elétrica

Estádio recebe manutenção na parte elétrica

O Estádio Municipal Antônio Gomes Martins, a Arena Fortaleza do Touro, está passando por manutenção em toda estrutura elétrica, atendendo as exigências dos laudos do engenheiro Ansel Lancman, credenciado a Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol. Todos os setores estão tendo a fiação colocada no interior de tubulações, como também tendo o sistema sendo melhorado. 

O diretor de patrimônio, João Batista de Souza, "Tenente", explicou que a mesma empresa será a responsável pela melhoria da iluminação do estádio e estará implantando o ar condicionado nos alojamentos.
(Publicado na página oficial do Barretos Esporte Clube (BEC) em 20/12/2012)

Liberação de Estádio


Leão espera a liberação do estádio para 2013
De acordo com funcionário, clube não terá dificuldades para mandar seus jogos em casa no Paulistão; AVCB deve ser enviado ainda hoje para os dirigentes do clube
Na perspectiva da liberação do estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães para os jogos do Campeonato Paulista da Série A-1 do ano que vem, o União Barbarense recebeu na tarde de ontem a visita do Corpo de Bombeiros, que vistoriou o local. A agremiação segue trabalhando para renovar os laudos do espaço. O responsável pela visita foi o capitão do 2º Grupamento de Americana, capitão Oscar Aoyama.
União_Portal liberal.com.br
Os custos das obras do estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães
 giram em torno de R$ 400 mil - 
Marcelo Rocha / O Liberal
De acordo com o funcionário do Leão da 13 que vem cuidando das reformas, Aguinaldo Peruche, o encontro transcorreu bem e a agremiação não terá problemas para conseguir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), documento fundamental no processo de liberação. "O capitão ficou de me mandar o AVCB amanhã (hoje) pela manhã. Nós fizemos tudo o que foi solicitado, e espero que até o próximo dia 20 possamos enviar os laudos a FPF (Federação Paulista de Futebol)", explicou.

Além dos Bombeiros já passaram pelo estádio equipes da Vigilância Sanitária, PM (Polícia Militar) e o engenheiro credenciado a FPF, Ansel Lancman. No ano passado do União teve problemas com o procedimento, e só obteve a aprovação do espaço as vésperas da estreia na Série A-2.

Entre os itens melhorados pelo alvinegro de Santa Bárbara d'Oeste aparecem o estacionamento, cabines, sanitários e arquibancadas. A iluminação do campo também ganhará melhorias, e um sistema de monitoramento por câmeras vem sendo instalado. O LIBERAL apurou que os custos das obras giram em torno de R$ 400 mil. O capital parte do grupo de investidores que comanda o futebol do clube.

Para o diretor de futebol do União, Clayton Vieira, o fator casa será fundamental na campanha do time no Paulistão. "Trabalhamos forte para conseguir jogar em nosso estádio, mas ainda não estamos 100% tranquilos. Vamos aguardar a conclusão da parte burocrática".

Ontem o técnico do Leão, Moisés Egert, comandou as atividades de campo. Com 24 jogadores no grupo o comandante da equipe deve receber reforços nos próximos dias. A reportagem apurou que o volante Abuda é um deles, confome adiantado com exclusividade na edição do último sábado.

No final de semana o time realizou seu primeiro amistoso, vitória sobre o Guaçuano por 2 a 0, e no próximo sábado pega o Velo Clube, às 10 horas, no Antônio Guimarães. O alvinegro estreia na Série A-1 no dia 19 de janeiro, contra o XV de Piracicaba, às 17 horas, em casa.

GATA. Em cerimônia realizada no último final de semana, no Anfiteatro Municipal, o União definiu sua musa para o concurso Gata do Paulistão 2013. Thairine Cristina Marcolino, 20 anos, foi eleita e concorrerá pelo título de mais bela do campeonato entre as 20 candidatas que representam os times da elite. Ela tem 1,63 m e pesa 58 kg. É solteira e trabalha como vendedora.
(Publicado no Jornal O Liberal, em 18/12/2012) 

Estádios da Paraíba


Há apenas duas semanas do início do Campeonato de Futebol Paraibano, dos sete estádios indicados para a competição, nenhum está pronto.
A comissão de vistoria dos estádios de futebol do Estado da Paraíba é formada por representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, vigilância Sanitária, Federação Paraibana de Futebol e Associação de Cronistas Esportivos da Paraíba (ACEP).
O assunto preocupa o assessor jurídico da FPF, Jader Ribeiro Filho, responsável pelo recebimento da documentação que liberará os estádios para os jogos oficiais.

Estádio de Penápolis no Globo Esporte


FPF quer mais 1.500 lugares no Tenente Carriço, em Penápolis
Estádio será a casa do Penapolense no Campeonato Paulista 2013; vistoria foi feita pela Federação Paulista de Futebol nesta segunda-feira


Nem mesmo o mau tempo em Penápolis impediu que a Federação Paulista de Futebol fizesse a vistoria do estádio Tenente Carriço, que será casa do Penapolense no Paulistão 2013.
Para garantir os jogos do CAP na cidade, a prefeitura está instalando arquibancadas tubulares, material que foi liberado pela entidade máxima do futebol estadual para a próxima temporada, mas que será proibido a partir de 2014.
- Este é o último ano. Em 2014, nós não vamos mais permitir tubulares. Então os clubes terão que fazer obras de alvenaria ou permanentes. Quem tiver o acesso terá que ter os 15 mil lugares de alvenaria, senão não vai ter condições de ter o acesso - explicou o responsável pelo departamento de segurança nos estádios, Marcos Marinho.
No entanto, mesmo para 2013, a estrutura não foi suficiente para a Federação Paulista de Futebol. A entidade não considerou os lances ainda em construção. Com isso, a capacidade de 15 mil lugares não foi alcançada. A entidade cobra mais de mil lugares para que o número mínimo seja atingido.
- O que falta aqui acho que é em torno de 1.500 lugares, mas a gente vai levar em conta a construção, que, segundo informações que nós obtivemos, termina daqui 10 ou 15 dias, mas depende da federação e da presidência porque foi estabelecido um prazo - disse Marinho.
Para o engenheiro da Federação Paulista, Ansel Lancman, o mais preocupante é que são necessários laudos da Vigilância Sanitária, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Tudo isso a um mês do início do torneio.
- É preciso iniciar imediatamente a parte mais refinada, que envolve proteções, acessos e exigências que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros vão fazer. E os laudos não vão poder ser emitidos com o estádio em obras, da maneira que está - alerta Lancman.
Mesmo com a luz de alerta acesa, a diretoria da Pantera da Noroeste está confiante, tanto na participação no Paulistão como na utilização do Tenente Carriço.
- Se vê que as obras externas estão paradas por causa do tempo, mas se vê que as obras internas estão sendo finalizadas principalmente para acabar um dos vestiários. Até dia 19, as obras com certeza estarão prontas - promete Paulo de Carvalho, gerente de futebol do CAP.

Arquibancadas tubulares Penápolis Penapolense (Foto: Silas Reche/Penapolense)
Tubulares estão prontas, mas FPF quer mais 1500 lugares (Foto: Silas Reche/Penapolense)
Divulgado no Globo Esporte, em 18/12/2012.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Materiais de Contrução


Reprodução
A Editora Pini acaba de lanar o livro Materiais de Construção – Normas, Especificações, Aplicação e Ensaios de Laboratório de 12 Grupos de Materiais, de Paulo Henrique Laporte Ambrozewicz.
O livro aborda a ciência e a engenharia dos materiais, apresenta as normas relacionadas e as propriedades dos principais materiais de construção – agregados, aglomerantes e concreto, metais, madeira, plásticos, vidros, materiais cerâmicos, entre outros.
Segundo o autor, “o objetivo é repassar as características e aplicações dos materiais, inclusive com orientações para o canteiro de obras”. 







sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Time Barbarense


O zagueiro Alex Lima, 24 anos, foi oferecido ontem para o União Barbarense visando o Campeonato Paulista da Série A-1 do ano que vem. O atleta defendeu o Grêmio Barueri em 2012, no Paulista da Série A-2 e no Campeonato Brasileiro da Série B, quando o time acabou rebaixado. 
Indagado sobre o caso, o diretor de futebol do Leão da 13, Clayton Vieira, destacou que um acerto é complicado. "Se ele se enquadrar na nossa filosofia, interessa sim, mas o Alex tem outra proposta. O que pesa é a possibilidade dele disputar o Paulistão, vamos ver". Caso o alvinegro de Santa Bárbara d'Oeste ratifique a contratação, o zagueiro será o sétimo defensor do grupo, junto com Rafael Silva, Hélio, Juliano, Júnior Goiano, Bruno Pires e Camacho. Luiz Otávio (Angra dos Reis) permanece em teste.

"Estou gostando do trabalho. Sábado faremos nosso primeiro jogo-treino, e 60% do elenco aparece apto para atuar. Faltam poucas peças, é um time com a cara do União, modesto e guerreiro", completou Vieira, que afirmou seguir negociando com Rodrigo Celeste, volante do arquirrival Rio Branco.

Hoje mais reforços podem ser apresentados pelo União. O técnico Moisés Egert quer pelo menos mais dois laterais, dois meias, dois volantes e um centroavante. Esta semana o comandante do Leão iniciou o trabalho da parte tática. No próximo sábado o conjunto barbarense pega o Guaçuano, em casa, às 10 horas, em jogo-treino.

ESTÁDIO. Hoje, a partir das 9 horas, acontece à vistoria da Vigilância Sanitária no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães. O clube busca os laudos de liberação do local. Ainda esta semana, PM (Polícia Militar) e o Corpo de Bombeiros são esperados, assim como Ansel Lancman, engenheiro credenciado pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

De acordo com Aguinaldo Peruchi, funcionário do alvinegro responsável pelas reformas, o União não terá dificuldades na questão. "Até o dia 20 de dezembro tudo ficará pronto. Mandamos instalar 16 câmeras e no projeto de iluminação cada torre receberá pelo menos mais uma lâmpada", explicou.

(do Jornal O Liberal, Diego Juliani, em 12/12/2012)

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Estrutura e Função

Teia de aranha com gotículas de orvalho (Patrick Pleul/AFP/Getty Images)
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusets (MIT) descobrem uma relação estrutura-função entre a síntese de proteínas encontrada na teia de aranha e as riffs musicais.
Ao empregar a teoria das categorias os pesquisadores criaram logs ontológicos, ou ologs, para observar duas estruturas básicas: aminoácidos e ondas sonoras. Para se ter uma idéia, um olog permite que propriedades de um sistema sejam categorizados de forma abstrata, revelando os relacionamentos inerentes entre estrutura e função. Através do olog, o estudo pode compilar, de modo matematicamente rigoroso, informações sobre as funções dos materiais, além de identificar padrões universamente encontrados em diversos destes materiais.
Publicadas na edição de dezembro da Revista Bio Nano Science. As descobertas ajudarão engenheiros a projetar novos tipos de materiais, inclusive novas infraestruturas.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

União Barbarense

União agenda três amistosos para dezembro
Time espera anunciar nesta semana mais reforços para o Paulistão do ano que vem; Bachin se apresentou ontem
A preparação do União Barbarense para o Campeonato Paulista da Série A-1 de 2013 contará com três jogos-treino neste mês. As datas foram oficializadas ontem pela comissão do técnico Moisés Egert. O alvinegro de Santa Bárbara d'Oeste entrará em campo em três sábados, nos dias 15, 22 e 29, ainda sem locais e adversários definidos.

Ontem o elenco atual do Leão da 13 treinou em dois períodos. A novidade logo pela manhã foi a chegada do atacante Bachin, 26 anos, que estava no Ipatinga (MG). "Passei pelo União na última vez em 2009, e é legal voltar ao clube onde despontei para o futebol. Acho que a briga pela titularidade no ataque será intensa, mas sempre que vesti essa camisa joguei bem e marquei gols. Queremos uma campanha entre os oito primeiros", ressaltou o atacante.
Com poucos reforços apresentados até o momento - só chegaram Dairo, Bachin e Gauther, o Leão vive a expectativa de anunciar três atletas ligados ao Noroeste, ex-clube de Egert, ainda esta semana: o goleiro Walter, zagueiro Hélio e o volante Ruan, de apenas 19 anos, e que na última sexta-feira rescindiu seu contrato com o Norusca.

Dos jogadores em fase de teste, apenas dois continuam em Santa Bárbara, o meia Rodrigo, 22 anos, ex-Ypiranga de Erechin, da primeira divisão do Campeonato Gaúcho, e o zagueiro Luiz Otávio, que veio do Rio de Janeiro. A reportagem do LIBERAL apurou que ambos devem ser confirmados no elenco, apesar de Rodrigo ter recebido uma proposta da Chapecoense (SC). Já o zagueiro Bruno, ex-Atlético Paranaense, acertou sua permanência.

Outro defensor, mas ligado a uma equipe da Série B do Brasileiro, é esperado. "Analisamos atualmente cerca de 150 nomes. É um trabalho difícil, não podemos errar", disse Egert.

O Alvinegro estreia na elite no dia 19 de janeiro, às 17 horas, contra o XV de Piracicaba, no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães. Para isso precisa da liberação do local. Os laudos de condições sanitárias, prevenção e combate a incêndio, e engenharia expiraram, e o clube tem até a próxima sexta-feira para regularizar o caso. Esta semana o engenheiro credenciado a FPF (Federação Paulista de Futebol), Ansel Lancman, e o Corpo de Bombeiros devem vistoriar o espaço.
(Extraído da matéria de Diego Juliani, no Jornal O Liberal, em 04/12/2012)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Desabamento em São Paulo


Na última 6ª feira, 30 de novembro, a cidade de São Paulo assistiu a mais um desabamento. Desta vez, parte da laje de um restaurante na esquina das ruas Haddock Lobo com Oscar Freire, nos Jardins, veio abaixo, ferindo uma pessoa.
A vítima foi levada ao Hospital das Clínicas pelo Corpo de Bombeiros.  

Reforços do União


Reforços devem chegar na segunda
Leão da 13 segue buscando jogadores para o Campeonato Paulista da Série A-1 do próximo ano
O técnico do União Barbarense, Moisés Egert, rebateu a informação de que o clube estaria tendo muitas dificuldades para contratar reforços visando o Campeonato da Série A-1 de 2013, e afirmou ontem que na próxima segunda-feira um novo pacote de atletas deve ser anunciado no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães.
Até o momento, além dos remanescentes da última Série A-2, quando o time conquistou a vaga na elite, apenas o atacante Dairo e o goleiro Gauther foram confirmados. Outro homem de frente, Bachin, também estaria apalavrado com o alvinegro barbarense, assim como o zagueiro Hélio, ex-Noroeste, último grupo comandado por Egert.

"Hoje (ontem) não conseguimos evoluir, mas as dificuldades são naturais e atingem todas as equipes. Estamos trabalhando com coerência, dentro das possibilidades do União e equilibrando as posições. Não podemos errar", disse o comandante do Leão.

Os goleiros Cleber e Lucas, laterais Alex (direto) e César (esquerdo), o zagueiro Rafael Silva, volante Edilson Azul, o meia Melinho e o atacante Caihame permanecem no União desde o Estadual passado.

A reportagem do LIBERAL apurou que diversos nomes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro interessam a agremiação de Santa Bárbara d'Oeste, e por isso a diretoria aguardaria o término do Nacional para apresentar novos jogadores.

O Alvinegro estreia na elite no dia 19 de janeiro, às 17 horas, contra o XV de Piracicaba, no Antônio Guimarães. Ainda com a situação do estádio pendente junto a FPF (Federação Paulista de Futebol) - os laudos de condições sanitárias, prevenção e combate a incêndio, e engenharia expiraram - o clube tem o próximo dia 7 como prazo para regularizar o caso. 

Na semana que vem o engenheiro credenciado a FPF, Ansel Lancman, e o Corpo de Bombeiros devem vistoriar o espaço. O União enfrentará dois grandes paulistas em casa durante o Paulistão: o São Paulo, no dia 30 de janeiro, e o Santos, em 14 de abril.

(extraído da matéria de Diego Juliani, em 30/11/2012, no Jornal O Liberal)

Série A - 2013


Egert confirma o zagueiro Hélio
Jogador foi campeão da Copa Paulista com o Noroeste, time que estava sob o comando do atual treinador do alvinegro barbarense
Hélio_Portal liberal.com.br
O zagueiro Hélio durante sua vitoriosa passagem pela equipe de Bauru: vida nova em Santa Bárbara
Neide Carlos / Jornal da Cidade

O técnico do União Barbarense, Moisés Egert, confirmou ontem que o zagueiro Hélio, de 22 anos, titular do Noroeste na conquista da última Copa Paulista, irá reforçar o time para o Estadual da Série A-1 do ano que vem. Seu contrato com o Norusca termina no dia 31 de dezembro, e faltaria apenas a assinatura com o Leão da 13.
Outro atleta do conjunto de Bauru, que foi comandado por Egert na campanha da copinha, o goleiro Valter, também pode chegar a Santa Bárbara d'Oeste nos próximos dias. Entretanto, como possuiu contrato com o Noroeste até o final de 2013, a situação estaria um pouco mais difícil - um nome mais experiente apareceria na lista. Já os meias Velicka e Gilsinho, ambos especulados no alvinegro barbarense, acertaram ontem respectivamente com Audax e Linense.

"Hoje (ontem) tivemos um dia produtivo com algumas boas definições. Queremos jogadores comprometidos que venham para vencer. As dificuldades nas contratações são normais", disse o treinador do União. O volante Tinga, do Palmeiras, interessaria a agremiação barbarense. Procurado pela reportagem do LIBERAL, o atleta enfatizou que tem contrato com o Verdão até 2015, e não recebeu nenhum contato do Leão. "Não estou sabendo, e se receber alguma sondagem passarei para meus empresários", enfatizou.

Por enquanto o elenco possui os goleiros Cléber e Gauther, os laterais Alex (direto) e César (esquerdo), o zagueiro Rafael Silva, volante Edilson Azul, o meia Melinho e os atacantes Caihame, Dairo e Bachin. Estão em fase de testes o colombiano Juan, o zagueiro Luis Otávio, o volante Edson Galvão e o meia Thiago Carioca.

O Leão estreia na elite no dia 19 de janeiro, às 17 horas, contra o XV de Piracicaba, no estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães. A comissão técnica estima que 22 pontos mantenham a equipe na Série A-1, enquanto 28 colocariam o Alvinegro no grupo dos oito melhores do campeonato. 

O União faz cinco jogos longe de casa nas primeiras oito rodadas do Estadual. "Não é uma tabela favorável, mas precisamos de um início forte. Nossa luta é contra os clubes intermediários. Estou feliz e animado, vamos com ambição", explicou o zagueiro Rafael Silva, titular na campanha que culminou com o acesso do Leão a elite.

Na próxima semana o engenheiro credenciado da FPF (Federação Paulista de Futebol), Ansel Lancman, deve visitar o estádio barbarense para elaboração do laudo necessário a liberação.

(Publicado no Jornal O Liberal, por Diego Julian, em 28/11/2012)